19/04 a 21/04 |
04/05 a 06/05 |
12/07 a 14/07 |
16/08 a 18/08 |
18/10 a 20/10 |
06/12 a 08/12 |
14/06 a 16/06 |
14/09 a 16/09 |
Capacite-se para realizar exame FAST e EFAST, identificar líquidos livres abdominais e mais.
Carga horária: 30 horas | Duração: 3 dias (6 períodos) | 8h às 18h.
Médicos residentes de todas as áreas da clínica médica e cirúrgica, intensivistas, anestesiologias e socorristas que desejam iniciar ou complementar o conhecimento nas técnicas de ultrassonografia geral aplicadas a paciente em situações críticas e de risco.
Para os médicos que não realizam exames ultrassonográficos recomenda-se assistir a aula de física do ultrassom via plataforma online, sem custo adicional.
Conhecimento dos princípios básicos de formação de imagem pelo ultrassom;
Reconhecimento ultrassonográfico da anatomia abdominal, cardíaca, torácica e vascular;
Capacitação para realização do exame FAST e EFAST utilizando a ultrassonografia como auxílio essencial para a identificação de líquidos livres abdominais pós traumas, efusões pericárdicas e torácicas.
CA proposta de ensino-aprendizagem é reforçada com o auxílio de nossa plataforma virtual, o iCetrus.
Para melhor aproveitamento do curso o estudante tem acesso aos conteúdos propostos e poderá estudar antecipadamente.
Estudos sobre a física de US, anatomia e correlação ultrassonográfica são exemplos de materiais disponíveis.
O curso integra teoria e prática e possibilita amplo contato com o método ultrassonográfico, essa interação acontece nas salas de aulas e de exames por meio da apresentação e discussão de casos clínicos, imagens, filmes ultrassonográficos, artigos científicos e exemplos da prática profissional dos participantes.
As atividades práticas e de atendimento a pacientes são realizadas em espaços especialmente preparados e equipados com os recursos necessários.
Os estudantes são acompanhados por professores e monitores durante o atendimento aos pacientes.
Nas aulas práticas os professores realizam exames demonstrativos em pacientes ou modelos selecionados e os estudantes poderão ter acesso a uma diversidade de casos patológicos, dos mais simples aos mais complexos proporcionados pelo número elevado de pacientes que frequentam as unidades do CETRUS.
Manhã
Introdução
Emergências Abdominais
Fast Ultrassom
Tarde
Aula Prática
Manhã
Avaliação de Trombose Venosa Profunda.
Avaliação ultrassonográfica das vias aéreas.
Tarde
Prática
Manhã
Aneurisma de Aorta Abdominal
Ecocardiografia de Emergência
Tarde
Prática 3
Importante: A programação poderá apresentar pequenas alterações, contudo o conteúdo será cumprido integralmente.
O curso é bem estruturado, com um número de exames satisfatório e boa assistência didática durante as aulas práticas. As aulas teóricas são de excelência!
Ótima didática do professor Adriano. Não tem como não aprender e gravar o conteúdo! O dr. Fábio Boveri auxiliou nas práticas e também foi excepcional, muito bom e paciente. Gostaria de destacar a residente Amanda que é ótima, sempre muito disposta e interessada em ensinar e ajudar. Outro destaque é a organização do curso e a estrutura para as aulas práticas. Incrível!