27/03 a 29/03 |
29/05 a 31/05 |
26/06 a 28/06 |
28/08 a 30/08 |
18/09 a 20/09 |
20/11 a 22/11 |
11/12 a 13/12 |
Agulhamento e alinhamento de estruturas, estimulador de nervos periféricos e mais.
Carga horária: 30 horas | Duração: 3 dias (6 períodos) | 8h30 às 18h.
Médicos residentes de anestesia e anestesiologistas que desejam iniciar ou complementar o conhecimento nas técnicas de bloqueios de nervos, acesso venoso central com o uso de Ultrassonografia.
Para os médicos que não realizam exames ultrassonográficos recomenda-se assistir a aula de física do ultrassom via plataforma online, sem custo adicional.
Compreensão do método ultrassonográfico e instrumentação
Agulhamento e alinhamento de estruturas
Utilização do estimulador de nervos periféricos
Punção para acesso venoso central com auxílio da ultrassonografia
O curso é apresentado por aulas presenciais teóricas e práticas.
Os estudos começam a partir da matrícula com o acesso ao ambiente virtual iCetrus, onde são disponibilizadas vide aulas para visualização prévia, objetivando apresentar ao estudante as técnicas de agulhamento e os conceitos de física do ultrassom.
Assistir as aulas com antecedência é fundamental para o melhor aproveitamento do curso.
Atividades práticas em pacientes normais são realizadas pelos estudantes com supervisão de professores para orientar a padronização das posições mais apropriadas para visualização das estruturas (reconhecer os principais planos), indicação do bloqueio, volume anestésico e complicações e aprendizado das principais vias de acesso para o bloqueio de nervos periféricos. O uso de phantom, dispositivo que imita partes do corpo humano, permite realizar agulhamento e alinhamento de estruturas, aperfeiçoando o manejo no paciente.
Teórica
Princípios básicos da ultrassonografia
Técnicas de alinhamento e agulhamento
Anatomia do plexo braquial
Vias de acesso e janelas ultrassonográficas: interescalênico, supraclavicular, infraclavicular, axilar e nervos periféricos
Prática
Demonstração de sonoanatomia e identificação de estruturais cervicais e membros superiores
Identificação das estruturas cervicais e grandes vasos (acesso central)
Identificação das estruturas dos membros superiores
Teórico
Anatomia do plexo lombossacro
Vias de acesso e janelas ultrassonográficas: femoral, obturador, isquiático (subglúteo e poplíteo) e canal adutor (safeno)
Ultrassonografia da parede abdominal: TAP, ilioinguinal e iliohipogástrico
Prático
Demonstração de sonoanatomia e identificação de estruturais da parede abdominal e membros inferiores
Identificação das estruturas dos membros inferiores
Identificação das estruturas da parede abdominal
Teórico
Anatomia cervical e acesso venoso central guiado por US
Como eu faço! Discussão aberta para troca de experiências.
Prático
Demonstração de sonoanatomia
Revisão das vias de acesso e janelas ultrassonográficas (prática do aluno)
Agulhamento e alinhamento no phantom
Importante: A programação poderá apresentar pequenas alterações, contudo o conteúdo será cumprido integralmente.
O aprendizado foi muito enriquecedor. Saí do curso com vontade de fazer no mesmo dia bloqueios periféricos guiados por USG.
Gostaria de parabenizar todos os professores pelos excelentes conteúdos e supervisão das aulas teóricas e práticas. Na minha opinião, esse é o melhor curso do Cetrus!
O curso apresenta uma ótima didática com material detalhado e bastante prático, o que é fundamental. O curso se divide de forma estratégica parte teórica e prática, o que o torna mais agradável e menos maçante.
O curso consegue englobar teoria e prática da melhor forma, e ainda com professores capacitados e com alto grau de conhecimento.
O curso atendeu as minhas expectativas e cumpriu todos os objetivos. Com certeza é o melhor curso de Anestesia que há no mercado!
"Os professores têm profundo conhecimento e domínio sobre as técnicas apresentadas tano no nível teórico quanto prático, além de fornecerem aos alunos as últimas atualizações disponíveis. Com certeza o que é passado aos alunos traz segurança para aplicarmos o aprendizado na nossa prática diária".
Comunico que hoje realizei o primeiro bloqueio de plexo interescalênico guiado por ultrassonografia do hospital Felicio Rocho (tecnica duplex/isolando cada nervo) seguindo as orientações ministradas durante o curso.
Aproveito para agradecer pelos ótimos momentos de convívio e exaltar a paciência e o conhecimento de nossos professores que possibilitaram essa evolução em minha tecnica anestesica.
Gostaria de reve-los em breve.