Oferecer ao aluno um curso atualizado, prático e estimulante, com inserções teóricas e atividades práticas que ocorrerão em “Workstation” individuais com casos comprovados, discutindo o seu protocolo, interpretação, elaboração dos laudos e o impacto na condução da paciente.
Permitir que o aluno avance na sua formação, melhorando conceitos de indicações da ressonância magnética (RM) da pelve, dos protocolos de realização destes exames, interpretação e elaboração dos relatórios.
Melhorar a confiança do aluno na sua prática médica.
Estimular ao aluno a identificar as suas habilidades, aprimora-las e colocar em prática.
Carga horária: 20 horas | Duração: 2 dias.
Objetivo
Demonstrar o valor e as indicações RM na avaliação das afecções ginecológicas.
Ao final do curso o aluno será capaz de
- saber quando a RM pode ser utilizada e quais as suas vantagens na avaliação das principais afecções ginecológicas;
- orientar os protocolos dos exames de RM de pelve dirigidos para avaliação ginecológica;
- interpretar uma RM de pelve;
- elaborar um relatório conciso contendo as informações úteis para a condução do caso;
- revisar as malformações uterinas e os detalhes para o diagnóstico diferencial;
- apresentar os aspectos das diferentes lesões císticas periuretrais/vaginais;
- detalhar o papel da RM na avaliação dos miomas uterinos;
- demonstrar as características da endometriose pélvica e da adenomiose pela RM;
- discutir critérios para o diagnóstico das lesões ovarianas císticas e sólidas; revisar os algoritmos de avaliação da paciente com incidentaloma ovariano.
- identificar critérios para o diagnóstico, estadiamento e planejamento terapêutico das neoplasias de ovário, endométrio e colo de útero.
Indicado para
Radiologistas, ultrassonografistas, ginecologistas, residentes em radiologia, residentes em ultrassonografia e residentes em ginecologia/obstetrícia.
Pré-Requisito
Graduação em Medicina reconhecida pelo MEC. Conhecimento de anatomia.
Metodologia
Os alunos iniciam os estudos assim que realizam a matrícula. São disponibilizados materiais básicos de estudo antecipado na plataforma virtual iCetrus em diversos formatos, vídeos, textos, imagens.... Esta é uma forma do estudante aproximar-se do tema e revisar os conceitos fundamentais da anatomia, instrumentação de aparelho e us e outros que possam contribuir para o melhor aproveitamento do curso. Durante o encontro presencial as aulas são distribuídas em teoria e prática com análise dos exames em workstations individuais com auxílio do docente. Após o curso o aluno dá continuidade a sua formação estudando materiais disponíveis na plataforma iCetrus que o ajudam a consolidar a aprendizagem.
O curso será composto por aulas teóricas e atividades práticas (análises dos casos), distribuídos de forma que o aluno possa praticar o conhecimento teórico imediatamente. As atividades teóricas permitirão aprofundamento do conhecimento obtido, por meio de discussão de casos e consolidação da informação.
Avaliação
Avaliação contínua por meio de discussão com seus pares e com o professor, além de análise de ganho de habilidades na interpretação dos casos.