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Lançamento

Pós-Graduação em Neuropediatria em Transtornos do Neurodesenvolvimento

Curso completo de Neuropediatria em Transtornos do Neurodesenvolvimento com módulos teórico-práticos, abordagem multidisciplinar e suporte de especialistas, capacitando para o cuidado integral e manejo eficiente de condições neurológicas complexas em crianças.

Coordenação:

Dra. Maria Nepumucena

Duração:

10 meses (carga horária: 360h)

Coordenação:

Dra. Maria Nepumucena

Duração: 10 meses (carga horária: 360h)

Curso completo de Neuropediatria em Transtornos do Neurodesenvolvimento com módulos teórico-práticos, abordagem multidisciplinar e suporte de especialistas, capacitando para o cuidado integral e manejo eficiente de condições neurológicas complexas em crianças.

Lançamento

Desenvolva-se em pediatria ao lado de grandes especialistas

Realize atendimentos e procedimentos sob a supervisão direta de:

Dra. Maria Fernanda Nepumucena

Dra. Maria Fernanda Nepumucena

Pediatria

  • Graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (1997)
  • Residência Médica nas áreas de Pediatria e Neurologia Infantil na UNICAMP (1998-2000).
  • Título de Especialista pela AMB em Pediatria.
  • Especialização em Neurologia Infantil pelo CREMESP.
  • Especialização em Doenças Neuro-Musculares pela UNIFESP (2001-2003).
  • Mestrado em Educação e Saúde, pela Unifesp, em 2022.
  • Médica da Universidade Federal de São Paulo.
  • Médica neuropediatra do Instituto de Neurologia Reis & Campos (São Paulo)
  • Preceptora de médicos residentes em Neuropediatria nos ambulatórios e avaliação de pacientes internados – UTI Neonatal e Pediátrica e de Enfermaria do Hospital São Paulo – UNIFESP.
  • Médica Neuropediatra do Corpo Clínico do Hospital Sírio-Libanês, Hospital Santa Catarina e Grupo Santa Joana de São Paulo.

O que faz este curso ser uma excelente opção para sua carreira:

Corpo docente altamente qualificado

Composto por especialistas reconhecidos nacional e internacionalmente na área de Neuropediatria.

Metodologia ativa de ensino

Com discussões de casos clínicos reais e simulações práticas que integram teoria e prática.

Encontros presenciais mensais

Que permitem maior interação entre alunos e professores, promovendo um ambiente colaborativo e enriquecedor.

Aulas interdisciplinares

Com profissionais de diversas áreas da saúde, favorecendo uma visão global do cuidado neuropediátrico.

O que você vai aprender:

  • Introdução ao Estudo dos Transtornos do Neurodesenvolvimento;
  • Bases Neurobiológicas do Neurodesenvolvimento;
  • Fatores genéticos, ambientais e epigenéticos do Neurodesenvolvimento;
  • Semiologia do Neurodesenvolvimento;
  • Classificação e critérios diagnósticos dos Transtornos do Neurodesenvolvimento: Identificação precoce e marcadores clínicos
  • Bases neurobiológicas das funções cognitivas;
  • Modelos contemporâneos de inteligência e cognição;
  • Aprendizado e Memória;
  • Funções Executivas;
  • Linguagem;
  • Integração Sensório-Motora, Praxias e Gnosias;
  • Lateralização e Especialização Cerebral;
  • Relação entre funções executivas, memória e aprendizagem;
  • Metacognição e Estratégias de Aprendizagem;
  • Impactos de déficits cognitivos no desenvolvimento global;
  • Introdução à Deficiência Intelectual
  • Bases Neurobiológicas da Deficiência Intelectual
  • Etiologia da Deficiência Intelectual
  • Quadro Clínico e Diagnóstico da Deficiência Intelectual
  • Investigação na Deficiência Intelectual: o papel do neurologista infantil e do geneticista
  • Tratamento da Deficiência Intelectual
  • Neurobiologia da linguagem e desenvolvimento típico e bases Neurobiológicas dos Transtornos da Comunicação
  • Transtorno do desenvolvimento da linguagem (TDL)
  • Transtornos  da Fala
  • Transtorno da Fluência com Início na Infância (Gagueira)
  • Transtorno da Comunicação Social (Pragmática)
  • Afasias infantis e distúrbios adquiridos
  • Métodos de avaliação fonoaudiológica
  • Estratégias de intervenção clínica e educacional
  • Introdução ao Transtorno do Espectro do Autismo
  • Neurobiologia e modelos explicativos do TEA
  • Etiologia do Transtorno do Espectro do Autismo
  • Quadro Clínico e Diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo: Diagnóstico clínico e escalas de rastreamen
  • Tratamento do Transtorno do Espectro do Autismo: Intervenções baseadas em evidências (ABA, Denver, TEACCH, etc.)
  • Tratamento do Transtorno do Espectro do Autismo: Abordagens farmacológicas no TEA
  • Introdução ao TDAH
  • Bases Neurobiológicas do TDAH
  • Etiologia do TDAH
  • Quadro Clínico ao longo da Vida e Diagnóstico do TDAH
  • Tratamento do TDAH
  • Bases neurobiológicas da leitura, escrita e matemática
  • Literacia e Numeracia
  • Transtorno específico da Aprendizagem da Leitura ( Dislexia): diagnóstico e manejo
  • Transtorno específico da Aprendizagem da Escrita ( Disortografia): diagnóstico e manejo
  • Transtorno específico da Aprendizagem da Escrita ( Discalculia): diagnóstico e manejo
  • Transtorno Não Verbal da Aprendizagem – TANV
  • Papel da Avaliação Neuropsicológica e psicopedagógica
  • Intervenções pedagógicas e terapêuticas
  • Interface entre transtorno de aprendizagem e TDAH
  • Bases Neurobiológicas dos Transtornos Motores
  • Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
  • Manejo e intervenções: o papel do psicomotricista
  • Estereotipias e Transtorno do Movimento Estereotipado
  • Tiques, Transtornos de Tique e Síndrome de Tourette
  • Transtornos de humor e ansiedade em crianças e adolescentes
  • Transtornos de conduta e comportamento disruptivo
  • Comorbidades entre psicopatologia e neurodesenvolvimento
  • Ferramentas de avaliação em psiquiatria infantil
  • Estratégias terapêuticas: psicoterapia, psicofármacos e intervenções integrativas;
  • Resiliência e Vulnerabilidade
  • Neurodiversidade
  • Superdotação, Altas Habilidades e Dupla Excepcionalidade
  • Métodos de avaliação cognitiva em crianças e adolescentes
  • Inclusão escolar e estratégias de suporte familiar
  • Direitos das Pessoas com Transtornos do Neurodesenvolvimento
  • Avaliação do curso e apresentação dos trabalhos

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Neuropediatria em Transtornos do Neurodesenvolvimento oferece uma formação especializada e atualizada para profissionais da área da saúde que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o desenvolvimento e as patologias neurológicas na infância. Com um enfoque multidisciplinar, o curso proporciona um aprendizado prático e teórico, permitindo a integração dos mais recentes avanços da neuropediatria com a prática clínica. **

Objetivos Gerais:

  • Capacitar profissionais da saúde para o diagnóstico, manejo e acompanhamento de doenças neurológicas em crianças e adolescentes, com uma abordagem humanizada e fundamentada em evidências científicas, proporcionando uma formação sólida para atuar com excelência na área de Neuropediatria.

Objetivos Específicos:

  • Proporcionar conhecimentos aprofundados sobre o desenvolvimento neuropsicomotor e as principais doenças neurológicas pediátricas.
  • Capacitar para a realização de diagnóstico diferencial e o manejo terapêutico de patologias como epilepsias, transtornos do neurodesenvolvimento, paralisia cerebral, entre outras.
  • Desenvolver habilidades para o trabalho em equipe multidisciplinar, focando no atendimento integral ao paciente pediátrico.
  • Promover a atualização contínua em relação aos avanços tecnológicos e científicos na área de Neuropediatria.
  • Incentivar a pesquisa e a prática baseada em evidências, além de uma visão crítica e reflexiva sobre as abordagens terapêuticas.

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