ÚLTIMA TURMA EM 2026!
Capacitação completa em neurologia crítica com foco em neuroimagem, EEG e monitorização avançada aplicada à prática em UTI.
Coordenação:
Duração: 8 meses (360 horas)
Capacitação completa em neurologia crítica com foco em neuroimagem, EEG e monitorização avançada aplicada à prática em UTI.
Nossos docentes são especialistas em suas áreas de atuação, com ampla experiência educacional e prática.
O aluno terá a oportunidade de aprender com médicos qualificados e experientes na técnica
No Cetrus, você atenderá pacientes reais ou irá praticar em cadáveres fresh frozen ou phantoms desenvolvidos para melhorar seu aprendizado.
Acesso a equipamentos de última geração para prática, proporcionando uma experiência de aprendizado de ponta.
A integração de cursos presenciais e EaD permite uma flexibilidade de horários.
Hemorragia Intracerebral (AVC Hemorrágico)
Hemorragia Subaracnoide (HSA)
Prognóstico e Evolução Clínica
Fundamentos da Pressão Intracraniana (PIC) e Fundamentos do Traumatismo Cranioencefálico
Fisiopatologia da Hipertensão Intracraniana e Fisiopatologia do TCE
Etiologias da Hipertensão Intracraniana e Avaliação Inicial do Paciente com TCE
Manifestações Clínicas
Monitorização da PIC
Manejo Neurointensivo da Hipertensão Intracraniana
Pressão de Perfusão Cerebral (PPC)
Herniações Cerebrais
Complicações e Prognóstico
Neuroimagem no TCE
Manejo Neurointensivo no TCE Grave
Manejo da Hipertensão Intracraniana no TCE
Tratamento Cirúrgico no TCE
Complicações do TCE
Prognóstico no TCE
Aspectos Éticos e Decisões em NeuroUTI
Fundamentos das Crises Epilépticas
Estado Epiléptico (EE)
Estado Epiléptico Não Convulsivo (EENC)
Avaliação Clínica e Diagnóstico
Eletroencefalografia (EEG) em Neurointensivismo
Tratamento das Crises Epilépticas na UTI
Crises Epilépticas em Contextos Específicos
Prognóstico e Complicações
Integração Clínica do EEG
Fundamentos das Emergências Neurológicas Sistêmicas
Doenças Neuroinfecciosas no Doente Crítico
Doenças Inflamatórias do SNC no Paciente Crítico
Encefalopatias Metabólicas e Tóxicas
Diagnóstico em Condições Neurológicas Sistêmicas
Manejo Neurointensivo
Morte Encefálica
Complicações Neurológicas em UTI
A Pós-Graduação Lato Sensu em Neurointensivismo tem como finalidade a formação especializada de profissionais médicos para atuação no cuidado ao paciente neurológico crítico. O curso aborda, de forma integrada e baseada em evidências científicas, os fundamentos fisiopatológicos, a avaliação clínica, a interpretação de exames complementares, a monitorização avançada e o manejo terapêutico das principais condições neurológicas em terapia intensiva. A estrutura curricular contempla conteúdos teóricos e práticos relacionados a distúrbios da consciência, doenças cerebrovasculares, hipertensão intracraniana, traumatismo cranioencefálico, crises epilépticas, complicações neuromusculares, neuroinfecções, NeuroPOCUS e morte encefálica, com ênfase na tomada de decisão clínica, segurança do paciente e atuação multiprofissional no ambiente da UTI.
Os encontros ocorrerão 1 x ao mês quinta e sexta feira, e no último módulo teremos um período a mais sendo quinta-feira, sexta-feira e sábado período da manhã.
Objetivo do Curso:
Capacitar o discente para atuar de forma crítica, ética e baseada em evidências no cuidado ao paciente neurológico crítico, desenvolvendo competências técnico-científicas para avaliação, diagnóstico, monitorização e manejo das principais condições neurológicas no contexto da terapia intensiva, com foco na segurança do paciente e na tomada de decisão clínica qualificada.
Objetivo Específico:
Garanta sua vaga agora
Garanta sua vaga agora
Garanta sua vaga agora