21/04 a 24/04 |
21/07 a 24/07 |
Através do curso você irá avaliar hipertensão pulmonar e volemia, estimar o débito cardíaco e interpretar os achados ecocardiográficos juntamente com a clínica.
Carga horária: 40 horas | Duração: 4 dias (8 períodos) | 8h30 às 18h.
Indicado para
Médicos neonatologistas, pediatras, radiologistas e ultrassonografistas com atuação em berçário.
Pré-Requisito
Graduação em medicina. Para os médicos que não realizam exames ultrassonográficos recomenda-se assistir a aula de física do ultrassom via plataforma online, sem custo adicional.
Objetivo
Aquisição de conhecimento teórico e prático para realização de avaliação cardíaca no neonato com distúrbio hemodinâmico.
Geral: Conhecimento das aplicações da avaliação cardíaca no RN pelo neonatologista, uso do equipamento adequado com aquisição das imagens necessárias, avaliação hemodinâmica das principais alterações especificas do período neonatal, desenvolver habilidades para o raciocínio hemodinâmico em neonatologia
Específicos:
No final do curso o aluno será capaz de:
- Adquirir imagens básicas para avaliação cardíaca;
- Utilizar as técnicas do modo M e Doppler para avaliação hemodinâmica;
- Diagnosticar o canal arterial patente e sua repercussão hemodinâmica;
- Avaliar hipertensão pulmonar e volemia, estimar o débito cardíaco, interpretar os achados ecocardiográficos juntamente com a clínica.
Metodologia
As atividades práticas e de atendimento a pacientes são realizadas em espaços especialmente preparados e equipados com os recursos necessários para a realização completa dos exames. Os estudantes são acompanhados por professores e monitores durante o atendimento aos pacientes. Nas aulas práticas os professores realizam exames demonstrativos em pacientes ou modelos selecionados e os estudantes poderão ter acesso a uma diversidade de casos patológicos, dos mais simples aos mais complexos em consequência do número elevado de pacientes que frequentam as unidades do CETRUS.
1° dia
Teórica
Introdução à ecocardiografia funcional anatomia cardíaca / Princípios da ultra-sonografia aplicada a ecocardiografia / Janelas e cortes ecocardiográficos Doppler Colorido
Histórico da ecocardiografia funcional.
Revisar a anatomia cardíaca. Correlacionar com as imagens ecocardiográficas.
Noções de princípios do US. Técnicas da ecocardiografia: modo Bidimensional; modo M ( unidimensional); Doppler. Manuseio do equipamento.
Conhecer as janelas ecocardiográficas utilizadas no Eco Funcional. Estudar a janela paraesternal corte eixo longo e seus planos oblíquos.
Doppler colorido na avaliação hemodinâmica
2° dia
Prática.
Demostrativo / Prática -Ecocardiografia
3° dia
Teórica
Janela Paraesternal / Medidas de Contratilidade / Circulação de Transição NeoNatal / Canal Arterial / Medidas de Contratilidade
Janela Paraesternal eixo curto.
Medidas de contratilidade miocárdica.
Circulação de Transição Neonatal
Como identificar o canal arterial patente e avaliar repercussão hemodinâmica no RN prematuro.
4° dia
Prática.
Demonstrativo / Prática - Ecocardiografica
5° dia
Teórica
Janela Apical 4 e 5 Câmaras / Doppler / Janela Paraesternal alta e Supraesternal
Como obter a janela apical 4 e 5 câmaras. Identificar as estruturas. Avaliação de fluxos.
Doppler na avaliação hemodinâmica.
Como obter e adicionar informações do arco aórtico e canal arterial.
6° dia
Prática
Demostrativo / Prática - Ecocardiografia
7° dia
Teórica
Janela Subcostal / Hipertensão Pulmonar / Estudos de Caso / Avaliação.
Análise de volemia
Avaliação Ecocardiográfica, diagnóstico e exclusão de cardiopatias
Discussão de casos
8° dia
Prática
Demostrativo / Prática - Ecocardiografia
Foi um curso, bastante abrangente na sua parte teórica, tendo em foco também na fisiologia cardíaca. As praticas foram bastante proveitosas, assim como as discussões de caso. A dra. marina e os instrutores são muito acessíveis.
Excelente curso com professores ótimos e bem disponíveis e prestativos! Aprendi muito, tudo foi bem proveitoso! Agradeço ao Cetrus e aos professores! Gostaria de mais tempo de curso e aulas práticas com carga horária diária menor, pois ficar o dia inteiro é muito cansativo.